Waze CCP compartilha dados de trânsito

30/11/2018 - SCAMBO

O app de mapas e rotas Waze criou um programa para criar parcerias de compartilhamento dos seus dados de navegação com cidades, departamentos de trânsito, serviços de emergência, entre outros, o Waze CCP, Connected Citizens Program (em português: programa cidadãos conectados), com o objetivo principal de estudos e melhorias em mobilidade urbana.

O Waze se alimenta diariamente através de inputs voluntários de usuários na plataforma – motoristas e editores de mapa – que, de modo interativo e colaborativo, propõem e validam mudanças de trajeto, fechamento de ruas, acidentes, condições da pista, presença de postos policiais, postos de abastecimento, pontos de interesse etc. Desta maneira, pode-se imaginar a quantidade de dados que o app cria a cada minuto, somado com os dados de GPS dos usuários, e as oportunidades de análise que as prefeituras e órgãos gerenciadores de trânsito podem aproveitar ao ter acesso a esses dados, através do programa Waze CCP.

A prefeitura do Rio de Janeiro usou o Waze CCP para estudar a mobilidade durante os Jogos Olímpicos de 2016. Como preparo para a gestão do trânsito na capital carioca, editores de mapa atualizaram 1.000 segmentos de vias e adicionaram 44.000 locais de interesse, além de usar os alertas de congestionamento para posicionar novos elementos para controle de fluxo. Durante os jogos, o mapa foi atualizado com dados de fechamento de vias em tempo real: 430 fechamentos ao todo, em 41 bairros da cidade – o que resultou em uma redução de 24-27% no congestionamento matinal.

Confira aqui outros casos de uso da inciativa em diversas cidades do mundo.

Fale com a gente!

Av. Bernardino de Campos, 185 – Paraíso
São Paulo – SP, 04004-050

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?

Pin It on Pinterest