Tráfego ou falta de vagas? Entrevista com Jan Fransoo – SCAMBO

28/02/2019 - SCAMBO

Temos mesmo um problema de tráfego ou seria um problema de vagas para estacionamento? O professor Jan Fransoo, professor e pesquisador da Kuehne Logistics University, em Hamburgo, e autor do livro Reaching 50 Million Nanostores: Retail Distribution in Emerging Megacities, publicou em seu Linkedin alguns resultados iniciais de uma pesquisa que aborda o problema do tráfego em grandes centros urbanos com uma nova proposta.

A SCAMBO entrou em contato com o Prof. Jan para conversar sobre os resultados de seu trabalho e como se aplicariam na realidade brasileira. Acompanhe!

[SCAMBO] Muito interessante pensar que “… problema de logística urbana não é tanto um problema de tráfego; é realmente um problema de estacionamento”! Uma perspectiva diferente para impulsionar estudos, pilotos e políticas em áreas densas da cidade. Como você conhece um grande número de cenas de logística urbana ao redor do mundo, você concorda que tal melhoria representativa tem mais chance de ser obtida nos países em desenvolvimento, devido à sua falta de infraestrutura e sua antiga regulamentação?

[Jan Fransoo] Olá, Pessoal, obrigado pela promoção da nossa pesquisa. Eu vejo que o potencial é enorme, não apenas nas economias em desenvolvimento. Por exemplo, vans de entrega de encomendas nas cidades da Europa permanecem estacionadas 70-80% do tempo, e não há vagas suficientes, ao mesmo tempo, a aplicação das regulamentações também é um grande desafio nos países desenvolvidos.

[SCAMBO] Já em existe alguma iniciativa que trate o assunto sob esse ponto de vista?

[Jan Fransoo] Barcelona tem um sistema com um aplicativo chamado AreaDUM que parece funcionar bem. No entanto, em essência, acredito que para solucionar o problema, precisem ser criadas mais vagas para carga e descarga, pelo menos em alguns períodos do dia.

[SCAMBO] Do ponto de vista da prefeitura, parece menos difícil projetar e implementar pontos de descarga do que desenvolver novas rotas ou mudar a regulamentação – e os benefícios poderiam ser muito maiores. Você concorda?

[Jan Fransoo] Concordo com a ideia de que as possibilidades de mudança que as cidades têm é substancial e, portanto, também acho que o potencial é enorme, já que o assunto quase não foi abordado.

[SCAMBO] Em sua opinião, quais seriam os próximos passos para evoluirmos no assunto?

[Jan Fransoo] Seria ótimo encontrar outras 3 ou 4 cidades da América Latina interessadas em replicar o que fizemos em Queretaro para medir o impacto potencial em uma escala mais ampla.

Jan Fransoo: Tráfego x Vagas

Prof. Jan Fransoo, Kuehne Logistics University.

Fale com a gente!

Av. Bernardino de Campos, 185 – Paraíso
São Paulo – SP, 04004-050

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?

Pin It on Pinterest