Sob Todas as Ópticas – Evento SCAMBO

12/12/2018 - SCAMBO

No último dia 05 de dezembro, a SCAMBO promoveu o evento Sob todas as Ópticas, reunindo personalidades relevantes em suas áreas de atuação – segmentos diversificados como transporte, investimentos, bens de consumo, e-commerce, tecnologia, consultoria, start-ups, cinema, literatura, universidades e órgãos públicos – para discutir melhorias e inovação em um painel sobre gestão multi-stakeholder.

Participaram do painel de debate os convidados:

  • • Edgard Liberali – diretor de logística da Via Varejo
  • • Henrique Fonseca – VP de operações e manufatura da Mary Kay
  • • Cristiane Biazzin – professora doutora da FGV
  • • Ana Oliveira – escritora, roteirista, criadora e contadora de histórias
  • • Bianca Alves – especialista em transportes na sede do Banco Mundial, em Washington

 

Um ponto em comum conectou essas experiências diversas, e foi o fio condutor para todas as conversas: a descoberta de saídas alternativas e criativas para obstáculos ou problemas.

 O evento ocorreu no Volt Coworking, onde a SCAMBO está sediada, no edifício Cacique, uma construção dos anos 50, com colunas grossas e pé direito alto, janelas amplas, boulevard de convivência com lojas no térreo e saída para duas ruas, uma delas, a Avenida Paulista.

Apesar da construção antiga, a localização do edifício evidencia alguns problemas atuais de acessibilidade. No caso, ônibus, metrô, bicicleta, patinetes, caminhada ou carona compartilhada (apps, taxi comum e carpool) são possibilidades muito mais atrativas para acessar o local, quando comparadas ao uso de veículo próprio.

Interessante discutirmos logística, varejo, e-commerce, mobilidade e bem-estar social em um ambiente que congrega tantos símbolos da cidade e suas complexidades.

Entender a cidade como um ecossistema único em sua estrutura compartilhada pode trazer a clareza necessária para criar soluções e construir saídas criativas para grandes problemas. Como melhorar a mobilidade na vida de todos os cidadãos? Como estruturar operações e criar processos mais eficientes, inteligentes, flexíveis e inovadores? Dá para ser criativo e ao mesmo tempo eficaz e pragmático?

As respostas certamente não são fáceis e muito menos emergem prontas, mas as discussões e os enfoques que se apresentaram foram bastante enriquecedores, comprovando mais uma vez o poder que temos ao reunir visões alternativas, entidades heterogêneas, conhecimentos complementares para criar um novo olhar sob uma óptica comum.

Na discussão, os órgãos públicos contribuíram com sua visão de leis, cidade e cidadãos; a universidade com sua noção de profundidade para incluir a teoria na prática; as empresas privadas com sua perspectiva de mercado e financiamento. Tudo isso dirigido pela demanda do cidadão.

Em um mesmo cenário urbano, o distribuidor precisa abastecer os estoques nos pontos de venda com eficiência e prazo, o e-commerce precisa garantir suas entregas, as transportadoras precisam chegar à porta das casas e estabelecimentos e, em meio a todo esse emaranhado, concorrem os interesses da sociedade que coabita este ambiente.

Fale com a gente!

Av. Bernardino de Campos, 185 – Paraíso
São Paulo – SP, 04004-050

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?

Pin It on Pinterest