Relatório Anual SCAMBO 2020

22/12/2020 - SCAMBO

O que dizer desse ano de 2020?! Definitivamente foi um ano que vivemos situações extremas aqui na SCAMBO. Inicialmente sentimos o choque do confinamento e incerteza quanto ao futuro. Posteriormente, fomos lentamente retomando o controle do nosso negócio. Afinal, o mundo não tinha acabado. Muito pelo contrário, diversas oportunidades foram aparecendo e terminamos o ano com grandes realizações, incluindo 12 projetos, 6 novos clientes (e uma ótima taxa de recontratação!), em diferentes segmentos (e-commerce, start-up, órgão multilateral) e com diferentes escopos (estratégia de negócio, conteúdo técnico, mentoria, construção business case).

Quanto aos projetos, separamos três bastante diversos que já se tornaram um marco para nós:

Smart Logistics SP

Embrião de projetos muito maiores, numa iniciativa inédita, com apoio do Banco Mundial e do Prosperity Fund do Consulado do Reino Unido, e como parte do programa Smart Mobility SP, a SCAMBO está liderando o projeto Smart Logistics SP. Este projeto reúne um grupo diverso e tecnicamente complementar do ecossistema com o objetivo de estruturar iniciativas para maior eficiência global do abastecimento urbano, analisando aspectos econômicos, sociais, ambientais, operacionais, de segurança, entre outros.

Logística do Futuro 2020

Depois de centenas de horas de trabalho, muito suor e (algumas) lágrimas entregamos um belo evento com: 24 horas de conteúdo em 2 dias inteiros de programação, 10 painéis e debates com 25 convidados, sendo 3 internacionais, através de uma plataforma online que permitiu uma experiência superior de evento para 2.000 pessoas e resultando numa avaliação entre bom e excelente de 95% dos respondentes.

Revisão Estratégica de Posicionamento

O que deveria ser apenas um suporte para desenho de uma nova solução se tornou uma revisão completa de posicionamento de mercado, no qual contribuímos com a mudança de direção estratégica de um grande operador logístico de e-commerce. Foi um projeto de escopo amplo, no qual incluímos assessment de soluções de mercado, entrevistas com players relevantes e matriz de posicionamento frente a concorrentes diretos e indiretos, com um entregável bastante concreto, recomendando o posicionamento e definindo um roadmap de curto, médio e longo prazo.

Evoluímos bastante também na gestão do nosso negócio, destacando aqui 2 ações:

Implementação de um conselho consultivo estratégico

Formado por três feras – uma executiva do mercado de e-commerce, um executivo do mercado de operadores logísticos e um professor de universidade de 1ª linha. Todos com larga experiência em logística e uma disposição enorme para nos desafiar e nos tirar da zona de conforto. Na prática, repensamos nosso posicionamento, identificamos nossos diferenciais e definimos nosso foco para 2021.

Profissionalização da nossa área de marketing

Finalmente…! Com a vinda da Bárbara Sengia que, além dar uma aula de marketing para nós, conhece bastante o backoffice de uma consultoria e nos suporta também na nossa coerência estratégica.

Expandimos significativamente nossa rede de relacionamentos, tanto em quantidade quanto em diversidade, inclusive com contatos internacionais de primeira linha, como:

• Charles Brewer / COO /Canada Post / Canadá
  • Alison Conway / Associate Professor / The City College of New York / EUA
  • Laetitia Dablanc / Director of Research / University Gustave Eiffel / França
  • Yiqian Zhang / Leader EcoLogistcis / ICLEI / Alemanha
  • Thomas Deloison / Director Mobility / WBCSD / Suíça

Olhando pra frente, não temos clareza de como e quando as coisas vão se assentar pois pensamos que a pandemia ainda terá desdobramentos importantes para a logística urbana global, alguns já mapeados e outros ainda não. Porém, essa retrospectiva nos mostra que sabemos navegar muito bem em mares de grandes incertezas. Que venha 2021!

Se sua empresa está enfrentando desafios não triviais em operações logísticas e busca soluções únicas, inovadoras e aderentes a sua necessidade, somos seu parceiro para desenvolver e implementar mudanças de forma colaborativa e multi-disciplinar.

Alameda Santos, 1.827, cj 62 – Cerqueira Cesar
São Paulo/SP, CEP: 01419-909

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?