Projetos de consultoria à distância? Sim, é totalmente possível.

09/06/2020 - Paulo Oliveira

Na Scambo buscamos ser a ‘casa de ferreiro com espeto de ferro’ em relação à forma como nosso time lida com o desfio de mobilidade dentro da Grande São Paulo e a participação do time do Rio de Janeiro.

E como fazemos isso? Otimizando ao máximo nossos deslocamentos tanto para participar das rotinas internas de gestão e de projetos quanto para conduzir as atividades junto aos nossos clientes.

E essa otimização é resultado da avaliação de quatro fatores: 1) tempo de duração da atividade, 2) tempo de deslocamento ida e volta, 3) tipo de atividade e 4) criticidade dessa atividade.

Essa avaliação nos leva a definir se vamos realizar a atividade de forma presencial ou ‘on line’, considerando aí suas diversas combinações.

Nós tivemos vários projetos sendo conduzidos de forma on line em mais de 50% do tempo com muito sucesso. Por exemplo, planejamento de eventos de conteúdo de grande porte, análise de opções de abastecimento (consultor SCAMBO RJ 100% on line), desenho de operação logística urbana e desenvolvimento de conteúdo técnico para CEO.

Com isso concluímos que a maioria das atividades de um projeto de consultoria pode ser feita on line: entrevistas, levantamento e análise de dados, discussão de premissas, apresentação de cenários e de entregas parciais, entre outros.

E para isso, além das ferramentas normais de gestão de projetos, precisamos de:

– Kick off de projeto robusto tanto para criar a empatia entre as pessoas dos times quanto para alinhar a rotina e cronograma, e o modus operandi das reuniões à distância.

– Garantir ferramentas de comunicação e trabalho on line robustas para que todas ouçam e sejam ouvidos.

– Ser mais didático nas explicações e garantir uma boa coordenação da participação individual de cada pessoa.

– Reservar formalmente tempo de trabalho tanto para que em grupo sejam feitos os alinhamentos e debates quanto individualmente sejam realizadas as atividades individuais previstas.

Dessa forma, temos total convicção que essa situação crítica de pandemia global não deve restringir ou adiar projetos importantes com suporte de consultoria.

Se sua empresa está enfrentando desafios não triviais em operações logísticas e busca soluções únicas, inovadoras e aderentes a sua necessidade, somos seu parceiro para desenvolver e implementar mudanças de forma colaborativa e multi-disciplinar.

+55 11 3882-0115

Alameda Santos, 1.827, cj 62 – Cerqueira Cesar
São Paulo/SP, CEP: 01419-909

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?