Projeto Smart Logistics SP – Por um transporte urbano de carga mais eficiente e sustentável

20/10/2020 - SCAMBO

O transporte urbano de carga é crítico para garantir acesso a bens e serviços nos centros urbanos e precisa ser estruturado de forma cada vez mais segura, mais sustentável e mais eficiente, melhorando de forma concreta a qualidade de vida nas cidades.

Numa iniciativa inédita, com apoio do Banco Mundial e do Prosperity Fund do Governo Britânico, e como parte do programa Smart Mobility SP, a SCAMBO está liderando o projeto Smart Logistics SP. Este projeto reúne um grupo diverso e tecnicamente complementar do ecossistema com o objetivo de estruturar iniciativas para maior eficiência global do abastecimento urbano, analisando aspectos econômicos, sociais, ambientais, operacionais e de segurança, entre outros.

O grupo iniciou os trabalhos em julho, com reuniões temáticas e definição de escopo de cada etapa. As atividades incluem estruturação de recomendações, análises de benchmark internacionais, levantamento de dados de campo, priorização de projetos/ideias e pilotos com foco em entrega de carga na cidade de São Paulo.

Incluir o transporte urbano de carga na discussão de mobilidade das cidades é fundamental para melhor uso da infraestrutura e dos recursos disponíveis. Logística urbana eficiente leva a maior acesso a bens e serviços, maior segurança para pedestres e ainda pode impactar positivamente a sociedade com uso de modos alternativos de entrega, como bicicleta e entrega a pé”, coloca Carlos Bellas Lamas, especialista em transportes do Banco Mundial.

O grupo formado inclui representantes de todos os principais atores, ou stakeholders, do ecossistema de transporte urbano de carga. Para garantir discussões isentas, tecnicamente embasadas e que busquem eficiência global, o grupo inclui mais de 30 entidades/empresas: transportadores, indústria, varejo, universidades, associações, Start-ups, órgãos públicos e especialistas.

A diversidade de atores e o foco em discussões técnicas, sempre embasadas e isentas, são os grandes valores deste grupo. No início de março/2020, tivemos o primeiro encontro, com um dia inteiro de discussões e trabalho a muitas mãos, identificando caminhos para uma maior eficiência global do abastecimento urbano. Em seguida, com o apoio do Banco Mundial e do UK Prosperity Fund, conseguimos estruturar uma agenda de trabalho e a resposta dos participantes foi dada pela adesão massiva aos grupos temáticos propostos”, afirma Paulo Oliveira, sócio da SCAMBO Consultoria, empresa responsável pela gestão do projeto.

Com reuniões semanais em andamento, os times estão trabalhando para finalizar pilotos, análises e recomendações até meados de dezembro, quando também será construído e divulgado um relatório detalhado das atividades desenvolvidas. Há grande preocupação do time de projeto em garantir captura de toda a troca de conhecimento e experiência que já está acontecendo:

Nós não conhecemos, no Brasil nem fora, iniciativa com foco em transporte urbano de carga tendo todos os atores do ecossistema de abastecimento urbano tão bem representados e tão engajados. Há ainda o foco em construção de recomendações concretas, factíveis, passíveis de implementação para melhorar a vida dos cidadãos urbanos. Reunir empresas, entidades e universidades tão relevantes é, por si só, um grande sucesso” destaca Marcos Mello, sócio da SCAMBO Consultoria.

O projeto está estruturado para elaboração coletiva de recomendações de ajustes de legislação e uso de tecnologia que impactem positivamente a eficiência global da logística urbana. Aqui, todos os aspectos estão sendo considerados: eficiência de custo, redução de emissões, aumento da segurança, minimização de externalidades (como ruído, por exemplo), ampliação de impacto social positivo, entre outros.

São Paulo é uma cidade que tem muitas realidades. Testar e avaliar soluções na cidade permitirá construirmos recomendações para muitas cidades brasileiras que estão engajadas em melhorar a qualidade de vida para todos os seus cidadãos”, coloca João Rampini, diretor do programa de cidades inteligentes do Prosperity Fund, do governo do Reino Unido no Brasil.

 

Se sua empresa está enfrentando desafios não triviais em operações logísticas e busca soluções únicas, inovadoras e aderentes a sua necessidade, somos seu parceiro para desenvolver e implementar mudanças de forma colaborativa e multi-disciplinar.

+55 11 3882-0115

Alameda Santos, 1.827, cj 62 – Cerqueira Cesar
São Paulo/SP, CEP: 01419-909

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?