Pontos de retirada para e-commerce: solução logística cada vez mais presente no Brasil

07/06/2018 - SCAMBO

Por Patrícia Laranjeiro

A necessidade por entregas e coletas mais econômicas e eficazes (sem atraso) no e-commerce (principalmente B2C e C2C) é inegável. Mas a pergunta é: Como? Qual a solução?

Como sempre, a resposta nunca é uma só, mas uma tendência já bem estabelecida mundialmente são os pontos de coleta e retirada, que permitem diminuir a última milha do transporte (“last mile”).

As principais vantagens desta inciativa são:

  • – Diminui a quantidade de não-entregas e re-entregas;
  • – Diminui a quantidade de km rodados e, portanto, emissões de poluentes também;
  • – Aumenta a produtividade (número de entregas/tempo) da operação.

 

Em alguns modelos de negócio o produto pode ser retirado em uma loja da rede (omni-chanel), em outros o produto pode ser retirado em um armário automatizado (locker – Figura 1), uma espécie de “caixa postal automática” que pode estar localizada, por exemplo, em um mercado, estação de metrô ou posto de gasolina, cujo compartimento para retirada do produto, é desbloqueado a partir do fornecimento de informações de identificação do pedido e senhas recebidas pelo cliente durante a compra.

Figura 1 – Locker da InPost em posto de gasolina em São Paulo

Em outros casos, o produto pode ser retirado em lojas – redes varejistas como lavanderias, drogarias e supermercados, lojas próprias ou mesmo em pequenos comércios locais – sendo o ponto de retirada escolhido no momento da compra (vide exemplo na Figura 2)

Figura 2 – Exemplo de escolha de ponto de retira para encomenda (Dafiti)

Compilei as principais iniciativas deste tipo no mundo e no Brasil, onde o crescimento está bem latente nos últimos dois anos:

1. No Mundo

  • – Amazon: Índia
  • – Doodle: Reino Unido
  • – DHL: França
  • – JD.com – China
  • – UPS: América do Norte e Europa

 

2. Brasil

  • – “Clique e Retire” dos Correios
  • – “Click&Collect” da InPost
  • – Pegaki
  • – Retira Rápido
  • – Send4

 

Figura 3 – Iniciativas de pontos de coleta/retirada no Brasil e no mundo.

Na última semana saíram duas reportagens novas sobre a Pegaki que tem se apresentado como uma solução atrativa também aos pequenos e-commerces e a Send4 que fechou uma parceria para atender a logística reversa (devoluções) da Natura.

E você, toparia retirar (ou despachar) a sua entrega num ponto próximo a sua casa/trabalho por ser mais sustentável? E por uma redução no frete? A qual distância?

 

Referências:  Send4; Pegaki; CorreiosRetirarapidoJD.comAmazonDoddleUPSDHL

Fonte: Patrícia Laranjeiro – Linkedin

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