Notícias

#Notícias360 – Semana de 23 a 27 maio

#Notícias360 – Semana de 23 a 27 maio

Com o objetivo de trazer os assuntos mais atuais que estão sendo debatidos no mundo, a SCAMBO criou a sessão #Notícias360, um compilado das notícias da semana sobre os movimentos de mudança da logística, como sustentabilidade, colaboração e inovação. Prontos para as notícias dessa semana?

Notícia 1: (acesse aqui)

Zara anuncia cobrança para devolução de produtos

O desafio de estruturar operações eficientes de logística reversa é global, dados os custos envolvidos, a complexidade operacional e os riscos ligados a fraudes, avarias e erros. Na Europa, Zara passa a cobrar pela logística reversa, buscando minimizar perdas financeiras e estimular clientes a usarem a rede de lojas para devoluções e trocas, onde tais processos são gratuitos.

Notícia 2: (acesse aqui)

Amazon pretende sublocar e encerrar aluguéis de armazéns ao passo que compras online diminuem

Ainda está muito incerto qual será o comportamento das compras online neste período de retomada pós-pandemia. Após intenso investimento em aumento de capacidade, a Amazon nos EUA está avaliando sublocar cerca de 1 milhão de m2 de seus armazéns, o que representa menos de 10% do total de m2 adicionados durante a pandemia. Será que veremos este movimento também no Brasil?

Notícia 3: (acesse aqui)

Deixe a inteligência artificial trabalhar para você no online e no offline

Os caminhos para o real e efetivo uso intensivo de dados em operações logísticas estão sendo pavimentados, apesar de ainda existir muito discurso sem respectiva prática. Nesta matéria vemos aplicações concretas de inteligência de dados para maior eficiência no abastecimento do varejo, com ganhos diversos quanto redução de estoques e rupturas, menor tempo de resposta à variações e menores custos com descartes e logística reversa. A jornada da digitalização das cadeias de abastecimento é trabalhosa, mas os ganhos potenciais certamente valem a viagem.

 

Para saber mais sobre o mundo da logística, siga a SCAMBO nas redes sociais LinkedIn e Instagram!

Até a próxima sexta!

Compartilhe: