Notícias

#Notícias360 – Semana de 13 a 17 de junho

#Notícias360 – Semana de 13 a 17 de junho

Com o objetivo de trazer os assuntos mais atuais que estão sendo debatidos no mundo, a SCAMBO criou a sessão #Notícias360, um compilado das notícias da semana sobre os movimentos de mudança da logística, como sustentabilidade, colaboração e inovação. Prontos para as notícias dessa semana?

Notícia 1: (acesse aqui)

Dados fazem a diferença para uma logística urbana sustentável

Dados podem e devem ser usados para melhorar processos de tomada de decisão, especialmente em logística urbana, onde é grande a quantidade de restrições (trânsito, perfil de veículos, exigências dos clientes…) e há necessidade de otimização dos custos de abastecimento. Engajar os atores do ecossistema, construção de inovações sob medida para a realidade de cada cidade/região e estímulo ao comportamento sustentável do consumidor são apenas alguns dos exemplos de uso de dados deste artigo.

Notícia 2: (acesse aqui)

Motoristas de caminhão em greve na Coreia do Sul atrapalham cadeias de suprimentos

Greves de caminhoneiros em momentos de aumento de diesel e/ou queda de demanda de serviços estão sempre no radar. Semana passada, teve início uma greve na Coréia do Sul, país sede de indústrias de componentes eletrônicos, com alto potencial impacto nas cadeias globais. A falta de motoristas reduziu o fluxo nos portos, levou fábricas a parar linhas de produção e forçou a entrada do governo nas negociações. Para o mundo, risco de falta de componentes e desbalanceamento de rotas globais com possível impacto em preços de frete. O que os motoristas demandam (lá e aqui)? Nada além do básico: condições mais seguras de trabalho e tarifas razoáveis.

Notícia 3: (acesse aqui)

Start-ups apostam em melhorar visão ambiental e sustentável do agro no país

Pensar ESG de forma ampliada é o caminho para negócios e cidades mais sustentáveis. Nesta matéria, é debatida a questão do mercado de carbono, que pode ser uma forma para a logística nacional minimizar seus impactos negativos ao meio ambiente. É apresentada uma start-up com solução de alto impacto na cadeia de abastecimento de alimentos: as fazendas urbanas. Elas aproximam oferta e demanda, reduzem deslocamentos (frete!) e perdas, além de maximizar produtividade.

 

Para saber mais sobre o mundo da logística, siga a SCAMBO nas redes sociais LinkedIn e Instagram!

Até a próxima sexta!

Compartilhe: