Megatrends: O mundo em 2030

03/06/2019 - SCAMBO

Megatrends é o assunto abordado na coluna do MIT Sloan escrita por Andrew S. Winston em 07 de Maio de 2019.

Onde vamos estar em 2030?

Difícil de imaginar, mas analisando alguns indícios, Andrew levantou 9 tendências globais que podem direcionar nossa forma de viver, trabalhar e fazer negócios nos próximos anos. Confira abaixo um resumo dos 9 pontos descritos nesse artigo.

1- Demografia: Mais 1 milhão de pessoas no mundo e vivendo cada vez mais.

O mundo deve atingir 8.5 bilhões de pessoas até 2030, com 1 bilhão de pessoas com mais de 65 anos. A maioria dessas pessoas estarão na classe média e a pobreza tende a diminuir. Apesar disso, o acumulo de patrimônio das classes mais altas continuará crescendo.

2- Urbanização: 2 terços da população mundial viverá em cidades:

A urbanização estará atrelada ao aumento do número de Megacidades e ao crescimento de pequenas e médias metrópoles também. Essa tendência traz a necessidade latente de edificações mais inteligentes, movimentação de bens e de pessoas de forma organizada e eficiente. A expansão da agricultura urbana surgirá como uma solução interessante para redução da movimentação de alimentos perecíveis.

Leia também: Centro de Distribuição Urbano: Uma solução para o Last-Mile 

3- Transparência: O mundo mais aberto e cada vez menos privado

Estamos rastreando mais coisas, gerando dados, coletando informação sobre todas as pessoas, produtos e bens. As ferramentas de rastreamento estarão bem desenvolvidas e será fácil de acompanhar pegada de carbono, salários de funcionários, toxinas, origem dos alimentos e outras informações sobre as empresas e produtos que tivermos interesse.

4- Crise no Clima: Mudanças climáticas continuam acontecendo rapidamente e o clima extremo será cada vez mais comum

Já é comprovado que as emissões de carbono tem aumentado a temperatura do globo. As mudanças refletirão no nível do oceano, desaparecimento de especies, e perda de ecossistemas completos, como os corais. Se atualmente existe muita dúvida sobre os efeitos do aquecimento global, em 2030 vamos ter uma visão mais clara do efeito nas próximas décadas.

5- Disponibilidade de recursos: Nos veremos forçados a lidar com restrições de recursos

Para manter o nível de uso de commodities alinhado com o crescimento econômico, vamos precisar adotar modelos circulares, usando cada vez menos materiais “virgens” e repensando a economia de materiais. A disponibilidade de água se tornará cada vez mais restrita e vamos precisar de water tech para evoluir os processos de dessalinização.

6- Tecnologia Limpa: estradas e edificações terão tecnologia zero carbono

Aumento do uso de energia renovável tenderá a zerar as emissões de carbono. Os veículos elétricos serão cada vez mais populares, as baterias recarregáveis estarão mais acessíveis e a tecnologia dos prédios, redes e sistemas de água serão mais eficientes.

Leia também: Smart Cities: O que a carga tem a ver com uma Cidade Inteligente? 

7- IOT e todos os aparelhos conectados

Inteligência artificial e machine learning vão planejar muito da nossa vida, seremos mais eficientes, com o tráfego otimizado, e a tecnologia vai nos manipular muito mais do que hoje em dia. Novos cargos serão criados e outros eliminados.

8- Política Global: uma grande dúvida

Será que os governos globais e as instituições estarão trabalhando para combater as mudanças climáticas e melhorar o uso de recursos, reduzir a pobreza?  Aparentemente, mais que hoje, a função de atingir a sustentabilidade vai ser um problema para o mundo das empresas.

9- Populismo: o crescente nacionalismo e radicalismo

A política no âmbito local também traz questionamentos. Recentemente observamos o populismo ganhando força em países como Brasil, Estados Unidos e Hungria. Será que a tendência continua?

Começar a pensar em problemas futuros pode trazer um diferencial para sua vida profissional ou para sua empresa. A parte difícil é equilibrar as questões do presente com as possibilidades futuras. As tendencias podem mudar, mas é melhor estarmos preparados para um futuro conectado, circular, otimizando recursos e com grande auxílio da tecnologia no dia-a-dia. 

Fale com a gente!

Av. Bernardino de Campos, 185 – Paraíso
São Paulo – SP, 04004-050

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?

Pin It on Pinterest