Conheça o Lyft: app de transporte que está inovando em mobilidade urbana

15/10/2018 - SCAMBO

A Lyft, empresa de compartilhamento de caronas irá lançar em novembro (começando por Santa Monica, na Califórnia) um novo recurso dentro do seu aplicativo, chamado “Friends with transit” (Amigos do trânsito). Este recurso vai permitir os usuários comparem (preço e tempo) rotas combinando corridas da Lyft com opções de transporte público (ônibus, metrô, etc.) e outros serviços como patinete e scooters elétricas. Os dados do transporte público serão fornecidos pela empresa Trafi, com quem firmaram parceria. A ideia é que o transporte de primeira e última milha (trecho inicial e final) de uma viagem que ficaria muito longa usando apenas o transporte público ou muito cara usando apenas o Lyft, possa ser feita combinando um ou mais meios de transporte conforme a disponibilidade de tempo e orçamento do usuário final, contribuindo para que as pessoas dependam cada vez menos do transporte individual.

Mas essa não é a primeira vez que a Lyft inova, recentemente a empresa lançou uma campanha “Ditch you car for a month” (Abandone seu carro por um mês) em  Miami, onde os 50 usuários escolhidos recebem um crédito de 650 dólares para usar com transporte (Lyft, trêm, metrô, bike, zipcar). Você não precisa literalmente largar o seu carro nesse período, mas ao usar todos esses meios de transporte, a empresa e suas parceiras acreditam que os participantes possam perceber que há um menu de opções de mobilidade que contribuem para diminuir o congestionamento nas cidades.

Além disso, a empresa (junto com a Uber e Ford) assinou uma parceria para compartilhamento de dados de mobilidade urbana com a plataforma SharedStreets, lançada em fevereiro. Trata-se uma organização sem fins lucrativos que cria ferramentas que permitam o compartilhamento de dados de transporte através da colaboração público-privada e já possui plataformas para diversas cidades espalhadas pelo mundo. O objetivo é subsidiar o poder público no desenvolvimento de políticas de transporte, através do acesso a estes dados de modo anonimizado, ou seja, sem as informações pessoais dos usuários destes serviços.

Leia também: Logística de e-commerce: particularidades e soluções

Fale com a gente!

Av. Bernardino de Campos, 185 – Paraíso
São Paulo – SP, 04004-050

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?

Pin It on Pinterest