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Como soluções de tracking suportam a digitalização de grandes empresas?

Como soluções de tracking suportam a digitalização de grandes empresas?

Um dos nossos objetivos estratégicos é criar conexões de valor entre os atores do ecossistema ao qual pertencemos. E fazemos isso com muita naturalidade e prazer!

Dias atrás, puxamos um bate-papo com pessoas superlegais da nossa rede, que não se conheciam, para falar sobre tracking em relação a 1) soluções e provedores, 2) funcionalidades, 3) desafios de implementação e 4) oportunidades. Todas elas, coincidentemente, estão em empresas de varejo de altíssimo giro e conduzindo jornadas de digitalização e inovação em logística. Dessa conversa, selecionamos alguns insights para compartilhar com vocês.

Soluções de tracking suportando as jornadas de digitalização de grandes empresas de varejo de alto giro:

1. Gerar alto valor da enorme massa de dados capturada ainda é um desafio.

As etapas iniciais da cadeia de valor da informação já foram vencidas: capturar, organizar e tratar dados. A partir disso, gerar informações relevantes e acumular conhecimento sobre a operação já é uma realidade. O desafio está em como utilizar esse conhecimento para tomar decisões melhores de médio e longo prazos.

2. Escolher a ‘dor’ a ser tratada.

Na visão do grupo, ter clareza da principal ‘dor’ a ser endereçada é o ponto de partida para começar a superar o desafio descrito acima. Operações grandes e complexas tendem a apresentar não apena uma, mas algumas dores significativas. E, provavelmente, a grande armadilha é tentar resolvê-las ao mesmo tempo.

3. Investir de forma robusta e constante em tecnologia.

Em todos os casos que debatemos, o investimento em tecnologia acontece de forma constante, robusta e há muito tempo. Nesse grupo, a empresa que já atingiu os níveis altos de excelência começou essa jornada há 15 anos. Outra que começou há 3 anos já está colhendo frutos significativos. A mensagem aqui é comece e não pare, por nada.

4. Padronizar ou customizar?

Ficou bastante claro que as soluções disponíveis no mercado podem suportar bastante bem as empresas que estão nas fases iniciais da jornada. Ao longo do tempo, a necessidade de customização de funcionalidades se torna cada vez mais importante para viabilizar a evolução e, nesse ponto, os investimentos começam a se tornar proibitivos para se customizar soluções de mercado. A saída é desenvolvimento interno e novas tecnologias. Uma dessas empresas representadas chegou a avaliar no detalhe a viabilidade de utilizar computação quântica.

5. Fator humano: vossa excelência, o motorista.

Depois de falarmos muito sobre tecnologia e processos, um dos convidados trouxe o ponto de turnover e qualificação de equipes de entrega. Até então não tínhamos falado do fator humano e do profissional mais precioso do mercado de logística: o motorista qualificado. Talvez o desafio de atração, capacitação, retenção e treinamento de bons motoristas seja ainda maior que os descritos acima. Você imagina a complexidade de execução de uma rota de entrega e o ‘algoritmo’ que esse profissional deve ter ‘instalado na sua mente’? Pois é. Acho que já temos o tema do nosso próximo encontro.

Esse debate em específico trouxe muitas reflexões, alguns insights e um convite para fazermos um benchmark in loco numa das empresas. Sucesso total!

E a sua jornada de digitalização e inovação, como anda?

 

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