Cargo Bike: mais uma alternativa para o Last Mile

12/12/2018 - SCAMBO

Cargo Bike – Fotografia retirada do site http://cargobikefestival.blogspot.com/

Por Patrícia Laranjeiro

É um enorme desafio garantir qualidade de serviço nas entregas nas cidades para atender as crescentes exigências de agilidade por parte dos consumidores, dados os diversos problemas presentes no meio urbano: congestionamento, deficiência de vagas para carga/descarga, restrições de circulação para veículos de carga, etc.

Leia mais sobre os desafios da logística urbana

Assim, a busca por alternativas para driblar o enorme impacto do custo do last mile na logística, diversas opções vem sendo estudadas, como a utilização de centros de distribuição urbano (leia mais neste artigo e neste outro), pontos de retirada, crowdshipping, e uso de bicicletas (exemplo em São Paulo: Courrieros) para a última milha do transporte de pequenas encomendas (e-commerce em sua maioria) nas cidades.

As entregas de bicicletas vêm crescendo nas cidades; na última greve de caminhoneiros, empresas que ofertam entrega de bike em São Paulo tiveram um aumento expressivo de volume.

Inspirada neste modo de transporte, surgiu uma variação conhecida como cargo bike (bicicleta ou triciclo de carga) com o objetivo de aumentar a capacidade de carga deste transporte, porém que possam usufruir da infraestrutura viária para bicicletas ou mesmo pedestres, nos casos onde a legislação permite esse uso.

Figura 1 – Exemplo de cargo bike utilizada em Seatle – EUA (Fonte: www.bicycleretailer.com)

Tal modalidade de transporte tem se expandido cada vez mais, e é apontada como uma das 5 tendências para o futuro do last mile, no relatório publicado pela Eye for Transport neste ano.

Já existem diversos casos no mundo inteiro, alguns em nível de estudos pilotos (UPS lançou piloto em Seattle em novembro)  e outros já com operação full como é o caso da empresa Gnewt Cargo que opera em Londres. Outros exemplos deste tipo de operação – e outras alternativas para os municípios brasileiros – podem ser encontrados neste livro, publicado pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.

Referências

Fale com a gente!

Av. Bernardino de Campos, 185 – Paraíso
São Paulo – SP, 04004-050

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?

Pin It on Pinterest