Notícias

Ativando a Rede: insights, debates e muita logística

Ativando a Rede: insights, debates e muita logística

Real Estate Logistics, o futuro do e-commerce, o ecossistema de start-ups logísticas, aproximação universidade e mercado, desafios da agenda ESG, evento “Logística do Futuro”…

Estes foram alguns dos temas tratados na última semana ao longo de 3 dias intensos de reuniões em São Paulo dos sócios Paulo Oliveira e Marcos Mello com diferentes executivos/as e especialistas da rede SCAMBO de contatos.

Real Estate Logistics

Paulo Oliveira e Marcos Mello, sócios da SCAMBO, em visita a futuro condomínio com perfil para distribuição urbana

Com prazos cada vez mais menores de entrega, maior competição pela fidelização dos clientes e cidades com trânsito e restrições voltando a patamares pré-pandemia, avançar as operações logísticas para dentro dos centros urbanos passou a ser ‘condição de jogo’ para players B2C e B2B. A oferta de imóveis com bons atrativos logísticos é escassa, mas diferentes players do real estate estão se movimentando para oferta de produtos que garantam proximidade com mercado consumidor, que tenham flexibilidade para diferentes usos (estoque, cross-docking, PUDO, packing, serviços de reparo e triagem, etc) e que permitam expansão rápida. Custo ainda é desafio na aproximação entre oferta e demanda.

Futuro do e-commerce

Encontro com Patrícia Bello

O crescimento dos volumes de pedido no e-commerce começa a desacelerar, trazendo desafios de ajustes rápidos nas malhas e atividades logísticas, especialmente em regiões de alta demanda, como São Paulo. A crise econômica deixa os consumidores ainda mais sensíveis a preço e a rentabilidade das empresas que atuam neste segmento precisa ser garantida através de otimização de despesas, especialmente aquelas relacionadas ao custo de servir. Movimentos de colaboração começam a ser analisadas, apesar das imensas barreiras (dados, confidencialidade, competição, etc).

Ecossistema de start-ups logísticas

O aumento do custo de capital forçou um movimento de otimização de despesas das mais diversas empresas de tecnologia focadas em logísticas (logtechs), inclusive levando algumas a reduzir seus quadros de colaboradores, como já amplamente noticiado. Há uma crescente valorização de profissionais com experiência robusta em operações logísticas, trazendo foco em processos, otimização de uso de recursos disponíveis e gestão de crise, minimizando despesas com menor impacto possível em nível de serviço.

Universidades e empresas

A complexidade das operações logísticas cresce com maior diversidade de produtos e serviços ofertados, menores margens para erros (risco de perda de clientes!) e ampla oferta de soluções de tecnologia para gestão. As universidades estão acompanhando este movimento, com estudos atualizados em temas com o Real Estate Logistics, fluxos de cargas nas cidades, infraestrutura cicloviária, ciclologística e desafios da logística urbana. Ainda há o desafio para efetiva conexão entre executivos e professores/pesquisadores, a qual certamente levaria a novos patamares de eficiência dos modelos de abastecimento.

Desafios da agenda ESG

A pressão do mercado financeiro e do mercado consumidor para efetiva implementação de práticas ESG nas empresas é grande, mas ainda há pouco conhecimento sobre as melhores métricas e metas a usar, poucos estudos quantitativos de impactos, pouca troca de experiência entre os players e ainda uma ação não coordenada de práticas ESG nas cadeias de abastecimento. A geração de valor acontece no médio/longo prazo, mas “passar a arrebentação” do curto prazo ainda é uma barreira para escalar o tema nas cadeias de suprimento.

Evento “Logística do Futuro”

Encontro com Suelen Bellinassi e Eduardo Bonatto

Em sua 3ª edição, pela 1ª vez presencial, o evento “Logística do Futuro” convidou executivas e executivos de mercado para garantir debates dinâmicos, denso em conteúdo e focados nas melhores práticas de mercado. E corra: 1º lote de inscrição encerra dia 15/julho! Inscreva-se em: https://logisticadofuturo.com.br/

 

Manter a rede viva, ativa e conectada é um dos principais pilares da SCAMBO. Muito ainda está por vir!

Para saber mais sobre o mundo da logística, siga a SCAMBO nas redes sociais LinkedIn e Instagram!

Compartilhe: