A Copa do Big Data

19/07/2018 - SCAMBO

A copa do mundo chegou ao fim e além dos lindos lances, jogos com desfechos nada esperados e da saudade, deixou a certeza de que equipe com qualidade técnica e treinamento de primeira não são mais suficientes para garantir bons resultados. O protagonista da vez é um termo que muita gente acredita passar longe dos gramados: o Big Data Analytics.

A infinidade de informações disponíveis, somada à capacidade de análise cruzada de dados, fez com que as jogadas que antes eram consideradas obras primas táticas pudessem ser desmiuçadas e compreendidas. Do mesmo modo, as excepcionais qualidades técnicas de alguns jogadores deixaram de ser tratadas como magia e passaram a ser entendidas como truques de mágica. Com as técnicas de análise de Big Data ficou mais fácil visualizar as estratégias dos adversários, perceber oportunidades e tratar o futebol de forma mais estratégica.

Garanta sua inscrição no curso SCAMBO Big Data Analytics aplicado à Logística

Pra quem está pensando que isso é novidade basta lembrar – com tristeza – do desempenho da Seleção Alemã contra a Brasileira, em 2014. Além da qualidade técnica de seus jogadores, a Alemanha contava com um elemento surpresa: o apoio de softwares que traziam sugestões táticas e estatísticas sobre os jogos, como o Match Insights, desenvolvido pela gigante alemã de TI, SAP, em parceria com a Deutscher Fussball-Bund (DFB), a confederação alemã de futebol. A grande diferença nesse quesito entre a Copa do Brasil e a da Rússia está na quantidade de seleções que utilizaram das análises de Big Data. A prova disso? O número de seleções com qualidade técnica inquestionável eliminadas ainda na fase classificatória.

Claro que futebol não se resume a números e o objetivo desse texto não é diminuir a magia e a paixão que o esporte carrega. O ponto é que o mundo mudou e quem não acompanhar as inovações está fadado, na melhor das hipóteses, a resultados abaixo do esperado, seja no campo, nos escritórios de TI ou na Logística.

 

Aqui alguns artigos sobre o tema:

https://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/11/deportes/1405101085_144164.html

https://www.vice.com/pt_br/article/wjgpd5/como-o-futebol-brasileiro-usa-o-big-data-para-garimpar-craques

https://blogbrasil.comstor.com/como-o-big-data-esta-mudando-o-mundo-do-futebol

Se sua empresa está enfrentando desafios não triviais em operações logísticas e busca soluções únicas, inovadoras e aderentes a sua necessidade, somos seu parceiro para desenvolver e implementar mudanças de forma colaborativa e multi-disciplinar.

+55 11 3882-0115

Alameda Santos, 1.827, cj 62 – Cerqueira Cesar
São Paulo/SP, CEP: 01419-909

Que tal deixar seu nome e e-mail para receber noticias e novidades?