Notícias

#Notícias360 – Semana de 29 de novembro a 03 de dezembro

#Notícias360 – Semana de 29 de novembro a 03 de dezembro

Com o objetivo de trazer os assuntos mais atuais que estão sendo debatidos no mundo, a SCAMBO criou a sessão #Notícias360, um compilado das notícias da semana sobre os movimentos de mudança da logística, como sustentabilidade, colaboração e inovação. Prontos para as notícias dessa semana?

Notícia 1: (acesse aqui)

Varejo de moda investe em robôs para acelerar entrega de pedidos

Automação é cara”; “Automação em logística não se paga”; “Como a mão-de-obra é barata, não há como viabilizar automação no Brasil”. Será?

Aqueles que buscam evoluir continuamente seus processos logísticos já devem ter escutado as frases acima e, ainda bem, muitos não desistiram. Estamos vendo aumentar o investimento em automação em operações logísticas dinâmicas e fracionadas, não ficando nada atrás dos exemplos do EUA e China, podendo citar aqui projetos recentes de Dafiti, Total Express, C&A e Renner.

Nesta matéria, além dos ganhos de eficiência e capacidade de movimentação, há questão de melhores condições de trabalho, sustentabilidade e segurança a considerar – e quantificar – nos projetos. A torcida que fazemos é que isso movimente o mercado de automação gerando escala, potencial redução dos preços e maior escala de uso.

Notícia 2: (acesse aqui)

Assim como tivemos, semana passada, a 1ª notícia de “fim de operações” da Delivery Center, uma das diversas soluções inovadoras para o last mile, nesta semana temos um “recorde” de crescimento: DAKI vira o “mais novo unicórnio brasileiro, com apenas dez meses de existência” (Exame, 02/dez).

A corrida pela ultraconveniência é global, com empresas como GETR (Turquia), Deliveroo (Inglaterra) e Gorillas (Alemanha). Será que é saudável em termos de rentabilidade? Será que conseguirão reduzir os impactos em sustentabilidade desta pressão por prazo? Como serão resolvidas as relações de trabalho com entregadores, evitando a tão discutida “precarização do trabalho”?

A evolução da logística urbana está buscando acompanhar desejos e demandas de um consumidor mais exigente, menos fiel, mais conectado e menos paciente. Para saber quais serão os modelos que realmente irão persistir, precisamos de tempo para consolidação de serviços, análises de rentabilidade, desenvolvimento de tecnologia e ajustes regulatórios. Até lá, que tenhamos mais e mais unicórnios escalando boas soluções!

 

Para saber mais sobre o mundo da logística, siga a SCAMBO nas redes sociais LinkedIn e Instagram!

Até a próxima sexta!

Compartilhe: