Notícias

#Notícias360 – Semana de 15 a 19 de novembro

#Notícias360 – Semana de 15 a 19 de novembro

Com o objetivo de trazer os assuntos mais atuais que estão sendo debatidos no mundo, a SCAMBO criou a sessão #Notícias360, um compilado das notícias da semana sobre os movimentos de mudança da logística, como sustentabilidade, colaboração e inovação. Prontos para as notícias dessa semana?

Notícia 1: (acesse aqui)

Mercado Livre inaugura CD com foco em linha branca inédito na América Latina

Notícia divulgada em diversos canais esta semana (contamos mais de 15, incluindo Terra, Mundo Logistica, TecMindo, entre outros), Mercado Livre inaugura CD dedicado a pesados (linha branca). Grandes varejistas (Via, Magalu, Americanas) já trabalham há anos operações diferenciados para pesados, além de continuamente estudarem formas de sinergia com volume mais fracionado. Mas a notícia da semana coloca em evidência um desafio atual e extremamente complexo: como garantir experiência de entrega diferenciada independente do tamanho do pedido, região ou perfil da entrega? A ‘régua’ subiu para todos que operam e-commerce, levando a diferentes estratégias com um mesmo objetivo: conquistar e reter clientes num mercado que tem expectativas de explorar crescimento nos próximos anos.

Notícia 2: (acesse aqui)

Após a COP26, por que os líderes da Supply Chain devem se esforçar para reduzir emissões?

Encerrou esta semana a COP26, Conferência das Nações Unidas pelo Clima, com uma grande e importante mensagem aos líderes mundiais: é preciso agir, e rápido! Neste artigo da Gartner, o foco está nas consequências para líderes de Supply Chain, dado que cadeias de abastecimento são grandes emissores de gases de efeito estufa. É mandatório e urgente que as cadeias se tornem mais sustentáveis em termos de fontes de energia, uso (e reuso) de recursos, minimização de desperdício (rumo ao “zero waste”!) e visão holística de impactos (econômicos, sociais e ambientais). Após o protagonismo assumido pela logística durante a pandemia, garantindo fornecimento mesmo com todas as restrições, uma nova liderança é exigida agora: trazer a sustentabilidade para a prática dos negócios!

Notícia 3: (acesse aqui)

Negócios da favela têm ‘oferta de ações’ (IPO) numa bolsa de valores de impacto social

Falamos recentemente do crescimento da Favela Brasil Xpress, empresa que acompanhamos de perto desde o nascimento. Dia 19/nov, dia do empreendedor, eles fizeram sua IPO – oferta inicial de ações – de uma forma diferente, inclusiva, acessível. Isso não apenas mostra o real potencial desta iniciativa inovadora de entrega em comunidades e favelas, como também abre um novo caminho de capitalização para empresas de impacto.

Para saber mais sobre o mundo da logística, siga a SCAMBO nas redes sociais LinkedIn e Instagram!

Até a próxima segunda!

Compartilhe: