#Notícias360 – Semana de 02 a 06 maio

Com o objetivo de trazer os assuntos mais atuais que estão sendo debatidos no mundo, a SCAMBO criou a sessão #Notícias360, um compilado das notícias da semana sobre os movimentos de mudança da logística, como sustentabilidade, colaboração e inovação. Prontos para as notícias dessa semana?
Notícia 1: (acesse aqui)
A startup de logística da favela que já entregou 715 mil produtos e captou meio milhão de reais
Cada vez mais negócios de impacto surgem e crescem, deixando claro que é sim possível combinar rentabilidade com impactos social e ambiental positivos. A Favela Brasil Xpress, empresa que vimos nascer, já completa um ano, consolidando um modelo de distribuição em regiões usualmente consideradas “de difícil acesso”, garantindo melhor serviço e mais acessos a produtos a moradores de 5 comunidades em SP e RJ.
Notícia 2: (acesse aqui)
Flink, Getir, Cajoo… “Dark Stores” e “comércio rápido” estão remodelando as grandes cidades
A expansão das “dark stores’ é um fenômeno global, com exemplos no Brasil (Daki), Alemanha (Gorillas), França (Cajoo) e Turquia (Getir). Como será a regulação destas operações meio loja/meio CD urbano? Como alinhar este novo modelo de abastecimento com o planejamento urbano? Quais os impactos na economia urbana? Pontos críticos para que inovações gerem cada vez mais impactos positivos a cada vez mais atores do ecossistema.
Para ilustrar, o G1 fez uma reportagem sobre “Dark Kitchen” e suas consequências para os moradores próximos a esses galpões: Barulho de turbina de avião, gordura impregnada na casa e mau cheiro: vizinhos de ‘dark kitchens’ em SP relatam ‘pesadelo’
Notícia 3: (acesse aqui)
Report Gartner: Supply Chain DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão – em 2022
Pesquisa da Gartner, em conjunto com a Association for Supply Chain Management (ASCM), realizada em Dez/21 com mais de 350 profissionais de supply (Canada, EUA e Europa) mostra que há evolução na diversidade, mas existem ainda muitos desafios para tornar a supply chain com ações DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) reais e concretas.
Para saber mais sobre o mundo da logística, siga a SCAMBO nas redes sociais LinkedIn e Instagram!
Até a próxima sexta!