Notícias

Da teoria à prática: LogEduc, a start-up de educação em logística

Da teoria à prática: LogEduc, a start-up de educação em logística

Existimos para implementar e gerar impacto positivo. Essa é a principal marca da SCAMBO e o fio condutor que nos guia em tudo o que fazemos desde o começo. Esse fio condutor se faz presente principalmente quando perguntamos coisas como “Tá, mas na prática como fica?” ou “Ok, mas o que isso vai trazer de resultado?”.

Um exemplo bem marcante disso foi o nascimento da LogEduc. Ela nasceu num bate-papo em fevereiro de 2021 entre Marco Antonio Guapo, editor da revista Mundo Logística, Paulo Oliveira e eu, sócios da SCAMBO Consultoria. Ao explorar possibilidades de projetos para realizar em conjunto, foi colocada na mesa a ideia de cursos online, de alta qualidade, ao vivo e com foco prático.

Nós queríamos que as pessoas, ao final dos cursos, levassem ações práticas que pudessem ser implementadas na sua atividade, área ou empresa logo no dia seguinte. Não fazia sentido para nós que tudo ficasse na teoria. Esse foco na prática dos cursos se daria tanto pela abordagem dos facilitadores quanto pela troca de experiência entre pessoas durante as aulas, através dos debates, dos exercícios e casos práticos.

Uma vez concebida e validada a ideia, fomos rapidamente para a prática (olha ela aí de novo) com o primeiro teste em março com o “Logística de e-commerce na prática”. As vagas se esgotaram rapidamente. A segunda e terceira turmas foram abertas. Nesse momento, nós três concluímos que havíamos identificado uma boa oportunidade. No final de abril, a LogEduc estava formalmente criada e a primeira onda de cursos saindo do forno.

Estruturamos um roteiro-base para garantir conteúdo atualizado, momentos de interação, presença de convidados externos para ampliar debate e facilitação de networking entre os participantes. Montamos uma lista de temas relevantes para logística, identificando executivos de mercado com formação e conhecimento prático em cada tema. Acompanhamos todas as primeiras turmas para ajustes de roteiro, conteúdo, formato, linguagem. Passados seis meses, capacitamos centenas de pessoas, estamos indo para a terceira onda de cursos, testando novos formatos e desenhando nossa estratégia para 2022/23.

Avaliando essa curta, mas intensa história da LogEduc, percebo que essa nossa marca registrada de ‘foco na prática’, ‘existir para implementar’ e ‘gerar impacto positivo’ é o resultado de uma combinação da nossa vontade de gerar transformação real e ter coragem de explorar o desconhecido.

Conheça mais sobre a LogEduc em: http://logeduc.com.br/.

A programação de cursos de novembro conta com: Gestão de carreira em logística, Logística Lean na prática, Dominando o Last Mile, Torre de controle logístico e Planejamento de malha logística.

 

Compartilhe: